É um livro gráfico a partir da ressignificação de livros experimentais, com uma variedade de técnicas, que pretendem remeter e ilustrar
a loucura.
O livro final é uma coletânea de artigos, poemas, músicas e de textos autorais, realizados através de uma fase inicial de pesquisa sobre
o assunto. O objetivo é além de retratar a loucura como sensação e conceito, repassar minha própria experiência acerca do tema.
O resultado final consiste em além do livro tradicional, passível de reprodução com lombada quadrada 20x25cm e 40 páginas, de um pergaminho artesanal com encadernação experimental, com 24 páginas.
A loucura é um conceito abstrato, ao qual todos temos um ideal preconcebido do que se trata, mas cada um terá sua própria narrativa acerca do que consiste estar louco. É tudo aquilo que foge de uma norma ou de padrões impostos socialmente. Ao longo da história, a loucura foi tratada como algo negativo. O intuito do projeto é se apossar de um tema tão poderoso e importante e trazer uma nova perspectiva sobre a loucura. É um tema que, na minha visão, se traduz graficamente em um projeto experimental, pois assim há a liberdade necessária para explorar as técnicas da forma que o projeto demanda, sem amarras de expectativas ou regras pré-determinadas de como as coisas devem ser executadas. Uma carta branca para a liberdade criativa.
O projeto é destinado a todos que se sentem incompreendidos, que foram taxados de loucos simplesmente por pensar diferente. É um incentivo aos normativos para ousarem, serem autênticos, a se permitirem olhar a vida sob uma nova perspectiva.
Além do aspecto da tridimensionalidade, existe uma loucura e uma metalinguagem por si só ao pegar algo completo, perfeito, funcional,
que é o livro, e desconstruí-lo para ressignificá-lo, "destruí-lo". Uma analogia perfeita com a mente do louco, que inicialmente era sã, mas foi destituída de suas funções primordiais para dar espaço a algo novo.
As digitalizações dos experimentos foram realizadas em fundo infinito, com câmera fotográfica e editadas no Lightroom.
Com as fotos, foi diagramado o livreto. No livreto consta além das imagens, alguns trechos de músicas, poemas e definições sobre a loucura, além de um prefácio autoral e um outro trecho de encerramento também de minha autoria. O título do livreto é "Devaneios em série: Um acervo acerca da Loucura". Além deste título, também nomeei os experimentos. O primeiro livro se chama Devaneios em série - Paranóia e o segundo Devaneios em série - Mania. Para a diagramação, a ideia era ser o mais minimalista o possível, com fontes neutras (Catamaran regular para o corpo e Atrament semibold para os títulos). A Atrament tem um peso maior, o que dialoga bem com a estética do projeto. O intuito era que o destaque estivesse nas imagens.
O livreto possui 20x25cm, 40 páginas e foi impresso no pólen bold 90g/m2. Além do livreto, foi realizada uma encadernação experimental com o conteúdo, em um pergaminho com 24 páginas do miolo do livro e um Issuu postado online.
O pergaminho foi feito a partir de um rolo de cozinha de madeira. Imprimi na gráfica as páginas do livro individualmente no pólen bold e pedi que não refilassem, mas que mantivessem as marcas de corte. Então, em casa, refilei as páginas com régua para conferir um aspecto inacabado às páginas.
Para dar a impressão de papéis diferentes e artesanais, fiz testes de tingimento com chá de hibisco, café e uma mistura de chás variados. Com a mistura de chás e café, foi possível inclusive criar desenhos nas páginas, estendendo a folha em uma bacia e dando leves "batidas" para a bebida criar o desenho nelas.
Depois de lixar o verniz do rolo e passar cola branca nas laterais para impedir o rolamento, colei a última folha do pergaminho com dupla face e fui costurando algumas páginas, enquanto outras colei com cola branca, até chegar na última folha que fiz um furo com agulhão e prendi um pedaço de barbante na folha, para possibilitar o fechamento do pergaminho.
Existem dois sets de páginas duplas no pergaminho, uma abre para a direita e outra para a esquerda, além de duas folhas com bordados por cima das imagens. Por fim, devido a ergnomia do pergaminho, o livro foi reduzido para apenas 24 páginas das 40 iniciais, a fim de possibilitar a funcionalidade do objeto.
Mais projetos
Os Palimpsestos: ReencetoColagem tridimensional
A Ruína da MolduraCurta-metragem
KATABASISPerformance
N.A.Z.A.Baralho/Identidade Visual
URUCUMBaralho
The Cosmic SeriesPintura
BIOFUELBranding
ROTTENMonotipia/Encadernação
INCENDIACartaz
Enigma ExpressoBranding
SILHOUETTESDesenho
The Queen of Hearts SeriesPintura
MILLO: The Rehearsal SeriesFotografia
REMEMORARCapa de álbum
CHAOTIKATipografia
The Inferno SeriesPintura
The Hero's Life SeriesPintura/Capa de disco
DIDOTCartaz
RITACartão postal
The Dark Soul CalendarCalendário
HUMABranding
Quitutes Da LourdesBranding
The Acrylic SeriesPintura